terça-feira, 22 de maio de 2018

Tucunaré, um show de peixe

O tucunaré é sem dúvida um dos peixes mais esportivos e procurados do Brasil, podemos chamá-lo de embaixador da pesca esportiva em nosso país.
Peixe de escamas, pertencente à família Cichlidae, a mesma dos Jacundás, Tilápias, Acarás e Apaiaris. Muito voraz, brigador, valente e saltador, seu ataque à isca é uma verdadeira pancada, principalmente nas iscas de superfície. 
O gênero Cichla possui 15 espécies, segundo revisão de Kullander e Ferreira (2006), sendo o padrão de colorido o definidor de separação das espécies. Dentre as mais conhecidas estão o tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pretinho, tucunaré-pitanga, tucunaré-fogo, tucunaré-amarelo e tucunaré-azul, estes dois últimos, encontrados aqui na região de Piraju-SP, na Represa Jurumirim e na Represa de Chavantes, formadas pelo rio Paranapanema. O tucunaré-açu atinge até 1,20 metro de comprimento e chega a pesar até 15kg. Já os azuis chegam até 6 ou 7 kg e os amarelos no máximo aos 4 kg.
Gostam de água parada como lagos e lagoas marginais, mas também podem ser encontrados na calha dos rios e trechos de água um pouco rápida, porém a maior parte dos exemplares vai preferir regiões de água calma. Costuma ficar atrás de obstáculos, como galhadas, troncos, na sombra durante o sol forte, no meio da vegetação, junto de estruturas como estaleiros, em praias de rios, drop offs e junto aos barrancos. Caçam por emboscada ou perseguição ativa, e são muito determinados na busca por alimento.
Alguns dias atrás, realizei uma ótima pescaria deles na represa Jurumirim, a poucos minutos de casa. Insisti o dia todo nas artificiais e nada de ação, estavam muito manhosos. Daí tive que partir para o lambari vivo, iscando com bóia e anzol maruseigo 16, e foi fatal, consegui capturar alguns exemplares que posaram pra foto e foram soltos em seguida.






       

Nenhum comentário:

Postar um comentário