domingo, 20 de maio de 2018

Pescaria de piau

Pescar piau é sempre um desafio, é um peixe arisco, ligeiro, se vacilar perde a puxada. Sua pesca é bastante esportiva, pois é uma espécie que briga muito, trazendo muita emoção ao pescador. Podemos pescá-lo com varas telescópicas ou de bambu, ou também com molinete ou carretilha de ação leve.
Para um maior sucesso na pescaria, é necessário fazer uma ceva no local com alguns dias de antecedência, utilizando de preferência milho, quirera, farelo de arroz, soja e mandioca.
Com relação a isca, se tem um peixe que come de tudo, esse é o piau três pintas. Já fisguei essa espécie utilizando milho, minhoca, massa, macarrãozinho, sagu, lacraia, salsicha, calabresa, gordura, coração de boi, etc.
Esses dias fiz uma pescaria deles num trecho do rio Paranapanema que corre livre, sem usina, que é como deve continuar. O rio correndo livre é fundamental para o ciclo reprodutivo do piau, e também piaparas, piauçus, piracanjubas, curimbas, pacus, dourados e surubins. Uma usina corta isso ao meio, e todos sabemos o resultado. Enfim...
Comecei a pescar no final de tarde e começo da noite, utilizando massa, e os resultados foram muito bons.







 O Piau procura enroscos, portanto deve-se ficar atento quando o peixe chegar próximo à margem.


No meio da pescaria de piau, pode entrar o piauçu, daí o bicho pega.




Nenhum comentário:

Postar um comentário