sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Pescaria de grandes piaparas no Rio Paranapanema

Dia 31 de outubro, num sábado chuvoso, realizei uma excelente pescaria de grandes piaparas no Rio Paranapanema, aqui em Piraju-SP. Justamente no último dia antes do fechamento da pesca.
 

Eu e meu primo Ivanildo temos cevado um local de correnteza, com bastante milho azedo, quirera e farelo de arroz.
De início a chuva estava atrapalhando, tivemos apenas ações de piavas vermelhas e ferreirinhas, mas por volta das 17 horas a chuva deu uma trégua e conseguimos pescar mais tranquilos.

Nessa hora, Isquei de maneira caprichada um besouro e lancei em direção ao meio do rio, travei a carretilha e senti o chumbo descendo batendo no fundo, não deu nem 15 segundos, quando a linha ficou quase paralela à margem, senti um beliscão forte seguido de uma puxada muito violenta, fisguei firme e a fricção da carretilha começou a cantar e tome linha. Foram uns 10 minutos até pranchar em frente a ceva o primeiro piaparão do dia, com mais de 2 kg.

A partir daí as ações não pararam. Foram capturados 4 exemplares, dois de cada, na faixa de 2 a 3 kg mais ou menos. Perdemos outros 3 peixes de ótimo tamanho, um escapou após brigar muito, outro arrebentou a linha e o terceiro, acreditem, na puxada ele quebrou a alça do molinete que encaixa na vara, e arrebentou a linha, o molinete foi parar dentro d"água. Acreditamos que pode ter sido uma piapara pra mais de 4 kg, algum pacu enorme ou uma piracanjuba das grandes.

Os equipamentos usados foram varas de 6 a 6,6 pés de ação rápida, carretilhas e molinetes com linha Onix 0,33mm mono, chumbada de 50 gramas devido à correnteza forte do local, anzóis Way Fishing tamanho 10 ou 8. As iscas usadas foram o caramujo, massa, milho, mandioca e besouro, e dentre todas somente o besouro deu resultados dessa vez.

O segredo está no método de iscar o besouro, tem que tirar suas pernas e suas asas, enfiar o anzol embaixo da boca dele e fazer a ponta sair na parte de trás dele, deixando ela pra fora, é fatal pois quando a piapara vai morder o besouro, o beiço dela pega na ponta do anzol. Peixe manhoso que exige silêncio e paciência, muito valente e brigador. Foram brigas memoráveis com essa espécie extremamente esportiva. 

Segue mais algumas fotos:


 

Meu primo Ivanildo e uma bela piapara


Grande abraço a todos, fiquem com Deus e muito obrigado pela visita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário